18 de março de 2021
Qual MDF É A Escolha Certa Para O Seu Projeto?

Qual MDF É A Escolha Certa Para O Seu Projeto?

icon administrador
icon
Apartamentos

Quando pensamos em móveis planejados, um dos materiais mais utilizados, graças a sua qualidade e versatilidade, é o MDF.

Entretanto, você sabia que existem tipos diferentes de MDF e que eles possuem indicações diferentes dentro de um projeto de reforma?

Confira em nosso post como identificar e escolher qual material é a melhor opção para sua reforma e acerte em cheio no seu design de interiores!

Os diferentes tipos de MDF

Não é função do cliente conhecer cada um dos tipos de MDF e suas funções sugeridas. Para isso, o marceneiro deve estar inteirado das propriedades individuais de cada material e oferecer a melhor solução para o projeto de seu consumidor.

Dessa forma, é preciso salientar que a variedade é tamanha, que vai desde a fabricação e tratamento do material, até suas qualidades de resistência específicas

De qualquer forma, saiba que o MDF é um produto ímpar dentro da construção imobiliária e qualquer uma de suas variações será capaz de apresentar resultados vantajosos. Isso ocorre graças a sua versatilidade, fácil manuseio e sustentabilidade, uma vez que o material é ecologicamente correto, sendo proveniente de madeira reflorestada.

Veja a seguir alguns dos MDFs mais utilizados na construção.

MDF Cru

O mais comum entre as variações do MDF, o MDF Cru é indicado para móveis que receberam pintura posterior, através de pintura UV, lacca ou similares.

Esse material é chamado de MDF puro, porque o produto não possui nenhuma cobertura.

Com diversas espessuras disponíveis, essa opção adéqua-se as mais variadas necessidades. Suas variações mais finas, por exemplo, são ótimas para áreas pouco robustas, enquanto sua variação espessa proporciona peças com maior durabilidade.

MDF Revestido

O MDF Revestido, por outro lado, é quando o produto já possui o trabalho de revestimento através de uma resina conhecida como BP ou melamínica. Essa resina consiste em um papel que é prensado sobre a placa de MDF Cru.

Nessa opção, o revestimento pode conter estampas variadas, dando ao seu projeto uma enorme gama de opções e acabamentos.

Nessa versão, sugere-se a utilização para móveis em geral, porém, o material pode ser satisfatoriamente utilizado como divisória, piso e até mesmo em paredes.

Aqui na Essencial Marcenaria, trabalhamos com o MDF 2 Faces revestido em ambos os lados. Nesse formato o material é produzido com fibras do Eucalipto e passa por um revestimento nas duas faces do nosso laminado, conferindo mais beleza e resistência superficial a peça.

MDF Resistente à Umidade

Por fim, temos o MDF Resistente a Umidade.

Essa versão vem como uma alternativa para ambientes com grande possibilidade de contato com água, tal como cozinhas, banheiros e lavanderias.

Esse MDF é feito com a adição de uma resina especial, que adiciona à mesma resistência e menor vulnerabilidade a líquidos, diminuindo assim, as chances de estufamento da peça.

Mas atenção é preciso lembrar que apesar de uma resistência maior, o material não é à prova d’água e, portanto, não deve ter utilizado para ambientes externos que estão sujeitos a chuva e sol.

Conte conosco

A Essencial Marcenaria atua no setor de móveis planejados há 10 anos, sempre prezando pela máxima qualidade de seus produtos e materiais, um processo ágil e cuidadoso e entrega pontual.

Com atendimento em toda região de Campinas, contamos com uma equipe altamente qualificada e maquinário moderno para entregar somente o que há de melhor para a decoração de seu lar.

Conheça nossos projetos e produtos e faça seu orçamento.