Blog

ESPAÇOS COMPACTOS: COMO OTIMIZAR OS ESPAÇOS DA SUA CASA

Hoje em dia, os terrenos estão cada vez menores e as casas e apartamentos precisam otimizar seus espaços para permitir um fluxo de pessoas desimpedido e suprir as necessidades dos moradores.

 

Pode ser um desafio manter um ambiente organizado, bonito e funcional quando se tem pouco espaço, mas a Essencial Marcenaria trouxe para você algumas dicas úteis que vão ajudar a transformar o seu espaço e deixar seus ambientes como capa de revista de decoração!

Confira:

 

Espaços pequenos demandam organização

Se você possui um espaço limitado, deixar as coisas bagunçadas não é uma opção.

Se encarregue de recolher os itens espalhados pela casa e organize-os de acordo com as suas necessidades diárias, categoria e ambiente de uso.

Uma forma fácil de fazer isso é manter os itens de escritório no escrito, os de cozinha somente na cozinha e assim por diante. Pode parecer obvio, mas na correria diária é comum que deixemos itens espalhados pela casa, em estantes diversas e sem uma categorização adequada. Isso polui o ambiente e atrapalha a harmonia do seu design.

Além disso, uma boa pedida é organizar os alimentos em potes, abrindo espaço nos seus armários e melhorando as práticas na hora de cozinhar.

 

Invista em móveis funcionais

Para pequenos cômodos, móveis funcionais são a melhor pedida.

Baús que servem como bancos, camas com baú embutido, prateleiras modulares e outros móveis com mais de uma função podem lhe poupar um espaço precioso e ainda suprir sua necessidade de armazenamento.

 

Deixe o fluxo aberto

Para que seu lar não pareça abarrotado, vale escolher móveis que se adéquem ao espaço e os disponibilizar de forma a deixar um espaço livre para o fluxo de pessoas pela casa.

Um meio dessa técnica ser potencializada é utilizando armários embutidos, que além de não atrapalharem a passagem, são bonitos, duráveis e podem ser construídos de forma personalizada.

 

Portas de correr para maximizar seu espaço

Optar por portas de correr ao invés das tradicionais portas de abertura são uma ótima opção para quem precisa poupar espaço.

Dessa forma, sobra mais lugar para o ambiente, permitindo que outros móveis ou decorações sejam colocados ou ainda dando vasão para o cômodo em si.

 

Beliche no quarto das crianças

Se seus filhos dividem o quarto, optar por beliches é uma saída inteligente.

Além de manter certa privacidade, ele maximiza o espaço, deixa o fluxo livre, e ainda permite uma interação bastante interessante com o resto da decoração.

Caso tenha somente um filho ou se eles não dividirem o quarto, é possível ainda manter a cama na parte superior e a parte de baixo ser utilizada com nichos para armazenamento ou um local de estudo, com escrivaninha acoplada.

 

Cores claras no ambiente

Outra boa forma de dar a impressão de espaço ampliado é manter suas paredes com cores claras. Cores muito escuras achatam o ambiente e podem dar uma sensação de aperto em locais já pequenos.

 

Mantenha uma boa iluminação

Seguindo o mesmo princípio da cor, uma boa iluminação é essencial para garantir a sensação de amplitude, ajudando a dar aos seus ambientes um visual harmônico.

 

Invista em espelhos

Um dos truques mais velhos da cartilha da decoração. Espelhos bem posicionados ampliam o ambiente graças a ilusão criada pelo seu reflexo. Além disso, um espelho bem emoldurado acrescenta sofisticação à sua decoração.

 

Tenha móveis com rodinhas

Outra solução que aumenta a praticidade é colocar rodinhas em seus móveis. Dessa forma, fica mais fácil realocar os objetos, variar os ambientes e até mesmo limpar sua casa.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato conosco para mais informações. Nossa equipe é totalmente qualificada para melhor atendê-lo.

19 de Março de 2021.

®2021 Essencial Móveis – Todos os direitos reservados. Administrado por: