fbpx

Blog

A IMPORTÂNCIA DAS CORES PARA OS SEUS AMBIENTES

As cores causam diferentes impactos na percepção, influenciando, principalmente, o humor. E isso vale para tudo, inclusive a decoração de uma casa ou local de trabalho. Esse efeito é similar a um dia de sol, quando estamos animados e preparados, diferente de um dia chuvoso, que suga toda nossa disposição e vontade de levantar da cama.

 

Digamos que, um ambiente bonito, receptivo e alegre é o que vai determinar se teremos um bom ou péssimo dia, ou pelo menos vai determinar a forma como iremos lidar com as situações do cotidiano. As cores são um dos fatores da vida que mais nos conferem sentimentos, sensações e energias sem percebermos.

 

Hoje iremos abordar a importância das cores para os ambientes.

 

Psicologia das Cores

Antes de tudo, é importante entender o conceito por trás da Psicologia das Cores, estabelecida pelo alemão Johann Wolfgang Von Goethe.

A Psicologia das Cores é tida como um estudo que busca compreender a forma como o ser humano se comporta em relação às cores. Ou seja, essa área do conhecimento tem como objetivo analisar e definir os efeitos das cores em um indivíduo ou grupo de pessoas. Quais sentimentos, sensações, desejos e emoções são gerados quando somos expostos aos diferentes tons e possíveis combinações.

É fato que cada cérebro identifica e interpreta situações, acontecimentos e informações de maneiras distintas, mas os estudos de Goethe apontaram que, mesmo sendo uma leitura subjetiva, a magia das cores é universal, surtindo o mesmo efeito em todo mundo.

Por isso, essa teoria é muito utilizada na decoração, arquitetura, publicidade e propaganda, moda, etc, porque é importante aprender a usar os significados a favor das marcas para transmitir as informações que elas desejam. Essa consciência torna muito mais viável atingir os objetivos dos projetos de arte.

 

O papel das cores na Comunicação Visual e no Design

Na comunicação visual e no design é de suma importância que os profissionais compreendam plenamente as possíveis interpretações atribuídas a cada uma das cores com o intuito de trazer impactos mais efetivo no público alvo.

Designers e profissionais do marketing estudam as aplicabilidades das cores, buscando tornar a marca mais atrativa, transmitir confiança e segurança para quem vê. Um dos principais objetivos é enriquecer as peças de comunicação, associando da melhor forma a cor ao tema e ao perfil do público. Escolhas erradas, convergências e incoerências podem prejudicar os resultados.

No caso dos arquitetos, paisagistas e designers de interiores, por exemplo, além das cores, os profissionais precisam conhecer bem o cliente e suas particularidades visando propor o melhor projeto possível.

 

O efeito das cores nos ambientes

Das paredes ao carpete, móveis e itens decorativos, deve-se considerar uma variedade de fatores para montagem de uma decoração agradável. Quem procura estabelecer um ambiente mais energético, estimulante e dinâmico pode optar por cores mais quentes, dentro do espectro do vermelho, amarelo e laranja. Já os clientes que desejam cômodos mais acolhedores, suaves, que transmitam leveza e calmaria (as cores frias), dentro do espectro do azul, roxo e verde-escuro, são ótimas opções.

O preto é indicado para detalhes na decoração, causando um efeito especial, justamente por sua interpretação universal ser de nobreza, distinção e requinte. Em contrapartida, o branco não tem muitas limitações por atribuir a sensação de limpeza, pureza e frescor. Esses são detalhes que fazem muita diferença.

Cada cor possui uma interpretação própria e um uso estratégico. Sobrecarregar um ambiente com um furacão de cores, objetos e padrões causará mais aversão e cansaço ao invés de um aspecto moderno, recheado de originalidade e com ares aconchegantes.

Não existem regras para uma boa decoração, apenas dicas que ressaltam a importância do uso adequado de cores e itens em cada cômodo, frisando a combinação harmônica dos tons, tendências, estilos, e, acima de tudo, a personalidade do dono.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato conosco para mais informações. Nossa equipe é totalmente qualificada para melhor atendê-lo.

28 de Janeiro de 2021.

®2021 Essencial Móveis – Todos os direitos reservados. Administrado por: