fbpx

Blog

5 DICAS DE APROVEITAMENTO DE ESPAÇO PARA SUA CASA

Você está pensando em se mudar ou deseja repaginar a decoração e os móveis da sua casa? Mas dessa vez, que tal contar com um projeto inteligente e moderno para aproveitar o espaço dos diferentes ambientes? A Essencial Móveis Marcenaria & Design reuniu 5 dicas práticas que vão te ajudar a aproveitar o espaço da sua casa e, de quebra, facilitar a decoração do seu imóvel. 

 

Compre e posicione adequadamente os eletrodomésticos

Como diz o ditado, menos é mais. Ou seja, desde o momento em que escolhemos os eletrodomésticos, eletroeletrônicos e demais utilitários da residência, devemos avaliar suas proporções e os locais ideais para serem instalados.

 

Por exemplo, televisões podem ser acopladas diretamente na parede, dispensando móveis de apoio, enquanto alguns utilitários de cozinha, como fogão, micro-ondas e geladeira podem ser mais compactos e discretos, sem extinguir o fator funcionalidade.

Hoje em dia, empresas já produzem cooktops, fornos embutidos e até máquinas de lavar com a função secadora. Além de combinarem com uma decoração minimalista, também possuem aparência contemporânea e elegante. 

 

Use cores claras ou neutras nas paredes

Em relação à decoração, uma técnica interessante é investir em cores claras nas paredes e proporcionar mais personalidade ao ambiente através dos móveis. Tonalidades suaves, principalmente o branco, ajudam na iluminação e trazem a sensação de profundidade sem precisar executar nenhuma modificação trabalhosa na estrutura da casa.

Se você buscar atribuir um caráter contemporâneo a um determinado cômodo, ele vai precisar de cores neutras nas paredes e as cores fortes se fazerem presentes por meio da mobília. Já uma decoração mais clássica vai necessitar de tons pastéis, como o bege e as “cores bebês”.

 

Aposte no uso estratégico dos espelhos

Assim como o uso das cores no tópico anterior, elementos transparentes e espelhos ajudam a criar a sensação de amplitude. O importante é saber posicioná-los corretamente, para que o seu reflexo valorize o ambiente e faça ele parecer maior do que realmente é.

Os espelhos podem ser colocados em uma superfície inteira ou apenas em pequenos espaços da residência, depende do estilo de decoração que você achar melhor. Esse truque pode parecer simples, porém, é importante ter cuidado para não exagerar na quantidade e tamanho dos itens.

 

Valorize a integração de ambientes

Conhecidos como “ambientes integrados”, eles são um jeito moderno de reduzir divisórias e, ao mesmo tempo, aproveitar o espaço de modo inteligente e criativo. Um exemplo disso é a forma como, atualmente, diversos apartamentos acabam misturando a cozinha e a sala de estar. Normalmente, isso é decidido durante a concepção da planta e casas mais antigas acabam precisando passar por uma remodelagem em seu interior.

Ao contrário do que muitos pensam, não existe necessidade de remover uma parede inteira, apenas “diminuir a existência” dela, como, por exemplo, abrindo uma janela entre os cômodos ou montando uma bancada. Com isso, a sensação será de que o espaço ficou muito maior.

 

Instale móveis de madeira sob medida

Quando o assunto é o bom aproveitamento do espaço de uma casa ou apartamento, muitas pessoas irão pensar primeiro na compra de móveis pequenos, porque a lógica é a seguinte: quanto menor o item, mais espaço sobra. No entanto, só o tamanho não surte grandes efeitos. A compra precisa ser bem pensada e planejada, visando gerar aproveitamento e, também, otimização.

Móveis sob medida não só se adequam ao local no qual serão instalados, como ainda se adaptam às necessidades do cliente, podendo ser modificados à vontade. Por exemplo, além da cor e do material, a mobília em questão pode conter compartimentos ou aberturas para diversos usos.

Algumas pessoas ficam com receio dos preços um pouco acima do mercado de modelos padronizados, no entanto, o custo benefício dos móveis planejados é muito maior. Contando com um bom projeto, você consegue usar os espaços de forma eficiente, evitando desperdícios e deixando sua casa mais confortável. 

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato conosco para mais informações. Nossa equipe é totalmente qualificada para melhor atendê-lo.

24 de Fevereiro de 2021.

®2021 Essencial Móveis – Todos os direitos reservados. Administrado por: