2 de fevereiro de 2021
4 dicas de iluminação para seus ambientes

4 dicas de iluminação para seus ambientes

icon Essencial Móveis
icon
Dicas

Na hora da decoração, existem vários truques e macetes para otimização dos ambientes, seja com a disposição dos móveis planejados, nas cores utilizadas, aproveitamento de espaço, etc. E uma das coisas mais decisivas na decoração é a iluminação do ambiente, sendo que o ideal é que no projeto, a iluminação tenha o papel de otimizar a luz dos seus cômodos, pois tem o poder de valorizar e criar exatamente o efeito que queremos para os nossos ambientes, seja com um efeito de relaxamento e de conforto, ou estímulo e energia.

Confira 4 dicas que a Essencial Móveis separou para a iluminação dos seus ambientes, confira:

 

  1. Observar o espaço

O estilo de decoração e as dimensões do cômodo são as principais variáveis na hora da decoração, pois podemos ver a necessidade de iluminação do ambiente. O auxílio de um profissional é muito importante nesta fase, proporcionando escolhas mais eficientes.

 

  1. Luz central

A luz central é uma boa escolha quando a necessidade é distribuir iluminação por todo o cômodo, mas lembre-se que é importante escolher luminárias proporcionais à dimensão do ambiente. A ideia por trás desta opção é alcançar níveis uniformes de claridade por todo o espaço, por isso, em lugares maiores, o tamanho da luminária e sua capacidade de iluminação também devem aumentar.

 

  1. Luz indireta

Ao contrário da luz central, a luz indireta proporciona uma iluminação mais difusa e pontual para o ambiente, criando ambientes mais confortáveis, intimistas e aconchegantes. A luz indireta pode ser alcançada com abajures, arandelas, luminárias de piso e até recortes na mobília ou parede usando LEDs.

 

  1. Evitando ofuscamentos

A iluminação pode gerar um efeito de ofuscamento, caso sua casa tenha um ambiente com superfícies lisas ou espelhadas, graças ao fato de a luz refletir nessas superfícies incidindo nos olhos de quem está no cômodo, gerando um efeito incômodo.

 

  1. Lâmpadas e o custo-benefício do LED

Independe do modelo de iluminação escolhido, o LED é um grande aliado, seja em forma de lâmpada ou outro formato, o LED proporciona principalmente economia de energia e sustentabilidade.

 

  1. Estilo

Seja qual for o estilo de decoração do seu ambiente, é essencial que a iluminação esteja de acordo, ou seja, o estilo das luminárias deve casar com a decoração do ambiente.

 

  1. Iluminação externa

A iluminação externa é muito importante na decoração, pois é principalmente utilizada em quintais e jardins, de modo que valorize o lugar, não apenas com a iluminação do jardim, mas também no valor agregado ao estilo estético da casa.

 

  1. Valorização dos móveis

Muitas vezes, a decoração mal planejada acaba “matando” algum móvel que deveria ganhar mais destaque no ambiente. Uma iluminação mais estratégica pode solucionar esse problema, de modo que o móvel da sua escolha ganhe o merecido destaque. Uma maneira de dar esse destaque a um móvel é com fitas de LED ou pequenos spots no móvel.

 

E aí, curtiu nossas dicas? Siga-nos nas redes sociais e fique ligado para mais dicas e novidades.